Diamante - Operador Logístico

Centro de Controle Logístico: diferencial para uma operação bem-sucedida

Diamante conta com um CCL que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e garante a possibilidade de correção imediata de qualquer problema ao longo do trajeto de uma mercadoria

Postado por Diamante
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Para que a tomada de decisão de uma operação logística seja rápida e eficaz, um importante aliado deve fazer parte da rotina das empresas que oferecem soluções especializadas para seus clientes: o CCL, ou Centro de Controle Logístico, que tem como principal função trazer melhores resultados para a empresa e, por consequência, para os clientes.

A implantação de um CCL vem de encontro à importância de obter uma visibilidade geral das operações em tempo real, o que possibilita fazer uma melhor gestão dos ativos, corrigir e prevenir erros e falhas, e elevar o nível de serviço e atendimento aos clientes. Para isso, a tecnologia é um dos pilares fundamentais e está diretamente ligada à implantação do Centro de Controle Logístico.

Os benefícios de um CCL são inúmeros. Envolvem desde a obtenção de melhores resultados na produção dos ativos, maior capacidade de gestão, atuação rápida para corrigir erros e a redução de custos com a operação de uma estrutura mais enxuta, porém eficiente e com maior capacidade de entregar resultados maiores e melhores.

Caio Cantú, Diretor de Negócios e CSC da Diamante, afirma que ainda boa parte das empresas de logística não conta com esse tipo de solução. Porém, é uma realidade que aos poucos está mudando. “As empresas que estão acompanhando as mudanças do mercado logístico mundial, não somente local, estão entendendo que é necessário se reinventar. E a estratégia de implantar um CCL vem de encontro ao que o mercado mais competitivo hoje exige”.

O CCL da Diamante

Alinhada com as movimentações do mercado, a Diamante conta com um Centro de Controle Logístico com uma estrutura que funciona ininterruptamente – 24 horas por dia, sete dias por semana. Segundo Caio, nele são gerenciadas todas as etapas operacionais do atendimento ao cliente.

Alguns exemplos:

  • Programação dos caminhões para atendimento à demanda de embarques
  • Monitoramento dos deslocamentos: janelas de carregamentos e descargas e cumprimento dos prazos.
  • Expedição: emissão de documentos para a operação do transporte
  • Gerenciamento de Risco
  • Controle de jornada dos motoristas
  • Gestão dos motoristas terceirizados e agregados

De acordo com Caio, a equipe envolvida com os processos do CCL tem como missão garantir o atendimento às cargas demandadas pelos clientes da Diamante dentro do prazo exigido, com entrega feita segurança ao destino final. “Com isso, proporcionamos aos nossos clientes uma acuracidade elevada no atendimento dos indicadores exigidos pela operação, e por consequência, sua satisfação em relação aos nossos serviços prestados”.

Com essa estrutura, a Diamante consegue corrigir com rapidez qualquer problema em sua operação, assegurando ao cliente um serviço de excelência. “Estamos conectados o tempo todo, o que nos permite oferecer níveis muito altos de efetividade na operação”, conclui.

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