cross docking

Cross docking - Reduzindo custos com estocagem

O modelo pode ser um equalizador dos custos, visto que os estoques podem ser responsáveis por, aproximadamente, um a dois terços dos custos logísticos.

Postado por Diamante
Categoria:

Cross docking se refere à passagem das mercadorias que chegam, rapidamente da expedição para os clientes. O cross docking é um sistema no qual os bens entram e saem de um centro de distribuição (CD), sem ali serem armazenados. Permite aumentar o giro dos estoques. Pode também ser definido como o movimento simultâneo de materiais recebidos, das docas de recebimento para as docas de expedição.

O cross docking permite classificar ou rastrear rapidamente os itens que devem ser entregues em diferentes destinos, ou ainda combinar itens de diferentes lugares em um único veículo com destino semelhante. A utilização desse sistema significa também o aumento da rotação do estoque e a redução dos custos de armazenamento e de mão de obra.

Com a adoção do sistema cross docking é possível reduzir custos logísticos sem prejudicar o nível de serviço ao cliente, pois no cross docking a mercadoria recebida em um armazém ou Centro de Distribuição, ao invés de ser estocada é preparada para o carregamento de entrega, o que permite que os Centros de Distribuições se concentrem no fluxo de mercadorias e não na armazenagem, essa técnica proporciona diversas vantagens tanto para o fornecedor quanto para o cliente.

  • Entrega rápida e eficiente para vários locais;
  • Necessidade reduzida de armazenamento, que significa um menor risco de danos e ruptura de produtos;
  • Menor exposição a queda de preços de produtos devido ao menor estoque na empresa;
  • Mais controle para a loja, fábrica e fornecedor – apenas a quantidade certa de suprimentos será enviada para atender a demanda.

Uma das principais vantagens, sem dúvida alguma, é a redução de tempo

Segundo o diretor da Diamante, Caio Cantú, optar pelo sistema de cross docking é uma estratégia importante para o crescimento das indústrias, pois a medida que cresce, existe a tendência de aumento de problemas operacionais. “O cross docking vem como uma solução afim de melhorar a eficiência logística e otimizações, levando um maior nível de serviço ao cliente final e melhor produtividade para a operação da indústria”, pontua.

“Muitos podem ser os benefícios da implantação do cross docking. O modelo pode ser um equalizador dos custos, visto que os estoques podem ser responsáveis por, aproximadamente, um a dois terços dos custos logísticos. Assim, a manutenção de estoques se torna uma atividade vital para a logística”, ressalta Cantú.

Optando pelo sistema de cross docking, o estoque passa a ser substituído por um centro de distribuição, com a finalidade de gerar eficiência, preparando e reenviando a mercadoria o mais rápido possível para o consumidor final. Assim, quem ganha é o cliente, que com tudo fluindo rapidamente, recebe o produto dentro do prazo e gera a satisfação, fidelização e indicação da empresa.

A história da Transportes Diamante teve início em 1971, na cidade de Curitiba (PR), e com o passar dos anos, a pequena empresa se tornou grande e aperfeiçoou suas soluções, oferecendo serviços personalizados no transporte de carga para seus clientes.

10 Indicadores de Desempenho em Logística