A conectividade é a marca registrada do século XXI. O ser humano não vive mais sem seus smartphones – que viraram verdadeiros computadores pessoais – por onde ele movimenta sua própria vida: se comunica, paga contas, faz compras e até mesmo trabalha. Para o mercado de transporte de cargas, esse movimento também trouxe grandes mudanças, com a adoção de diversas tecnologias que permitem o monitoramento do produto transportado, da viagem e, com isso, a entrega eficiente do produto ao cliente no prazo combinado.
Empresas de alta performance adotam tecnologias, como é o caso do uso do Big Data, para gerir seus próprios processos, tornando-as mais eficientes, otimizadas e produtivas. Um outro lado beneficiado pela conectividade diz respeito ao cliente, que pode acompanhar de perto todas as etapas que envolvem a logística do produto transportado. Essa realidade já faz parte da rotina da Transportes Diamante, que está integrada ao seu propósito de conectar negócios por meio da personalização de soluções.
O nosso ERP recebe informações em tempo real sobre todas as etapas de movimentação da carga, incluindo sua coleta, percurso, entrega e armazenamento.
Gestão
De acordo com Caio Cantú, Diretor de Negócios e CSC da Diamante, as empresas que integram o grupo são conectadas por meio do sistema ERP – que integra as áreas de RH, Controladoria, Financeiro, Suprimentos, Tecnologia e Qualidade, o que trouxe a elas uma gestão eficaz dos processos, além da obtenção de mais velocidade nas análises de dados e para a tomada de decisão.
A conectividade está no DNA da Diamante. Por meio dela, segundo Cantú, os colaboradores se mantém vinculados ao plano de metas e avaliação de desempenho. “As operações são geridas pelas áreas, por meio de painéis de gestão que são conectados diretamente na base de dados dos sistemas. Alertas são emitidos quando ocorrem desvios, o que permite que eles sejam tratados imediatamente”.
Em tempo real
A conectividade traz diversos benefícios, incluindo o monitoramento logístico das mercadorias transportadas. De acordo com o Diretor de Operações, João Oliveira, os sistemas TMS e WMS que são ligados ao ERP da empresa permitem o acompanhamento online de todas as etapas do transporte dos produtos, seu armazenamento ou qualquer movimentação feita. “O nosso ERP recebe informações em tempo real sobre todas as etapas de movimentação da carga, incluindo sua coleta, percurso, entrega e armazenamento. “Tudo é feito de forma on-line e sem intervenção humana”, conclui João.