Eficiência e Inovação na Gestão Operacional

Eficiência e Inovação na Gestão Operacional

Fazer mais com menos” é possível não apenas pela redução de custos com pessoal, mas principalmente pela significativa melhoria na eficiência operacional.

Postado por Diamante
Categoria:

Em busca da máxima eficiência e otimização em suas operações, a Diamante Transportes vem apostando na implementação de Centrais de Controle como uma estratégia fundamental para impulsionar sua gestão, com a tecnologia desempenhando um papel crucial nesse processo

Segundo Caio Cantu, diretor executivo da Diamante Transportes, as centrais de controle têm por objetivo aumentar a eficiência na gestão das operações, visto que trazem padronização de processos, automação de fluxos, eliminação de tarefas redundantes, e visibilidade em tempo real por meio de tecnologia nas várias etapas dentro de uma operação de Transporte.

O investimento em tecnologia é apontado como o ponto chave na criação de Centrais de gestão. “O investimento em um bom ERP e que possua integrações a outras soluções que são necessárias para a gestão da operação, e a tecnologia embarcada nos caminhões e carretas, por meio de Rastreadores e Atuadores também são fundamentais para trazer o nível de gestão esperado,” explica Caio. Com esses elementos, a empresa consegue gerir a operação em tempo real, otimizando planejamento, monitoramento dos veículos, e garantindo processos ágeis e precisos

Um dos principais benefícios apontados pelo diretor executivo é o ganho de escala proporcionado pelas Centrais de Controle. “Fazer mais com menos” é possível não apenas pela redução de custos com pessoal, mas principalmente pela significativa melhoria na eficiência operacional. A implementação exige o desenho de fluxos de atividades, a implementação de procedimentos e o treinamento dos colaboradores. A combinação desses fatores, aliada à tecnologia, resulta em ganhos substanciais.

Ao trazer o exemplo da implementação do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) na área administrativa, Caio destaca a integração entre operação e financeiro como um dos ganhos mais expressivos. “A agilidade na gestão de canhotos vinculada à visão financeira para o faturamento dos clientes proporcionou eficiência e redução de interações internas”, ressalta.

Na esfera operacional, o Centro de Controle Logístico (CCL) trouxe visibilidade em tempo real da operação. Segundo Caio, isso permitiu uma gestão ativa dos veículos retidos em carga/descarga, com a capacidade de agir em tempo real diante de ocorrências. “O tempo de veículo parado, um indicador crítico, passou a ser monitorado de forma estratégica”, conclui.

Caio ainda destaca a importância da gestão dos equipamentos, evidenciando como as Centrais proporcionam informações em tempo real para diferentes times operacionais. “Os times de programação e tráfego têm acesso a dados precisos para tomada de decisões preventivas e corretivas, garantindo maior eficiência nas operações”, explica. Considerando a dinâmica evolutiva das empresas, Caio ressalta a necessidade de revisões periódicas nos processos das Centrais para se adaptar a mudanças. A eficiência, segundo ele, está diretamente ligada à eliminação de retrabalhos e controles paralelos.

O destaque na implementação das Centrais, conforme avaliação de Caio, é o ganho de eficiência na gestão. A padronização, aliada à tecnologia, resulta em operações mais assertivas, com melhor SLA (Service Level Agreement), refletindo diretamente na satisfação do cliente. “As integrações entre sistemas e a tecnologia utilizada não apenas eliminam a necessidade de controles paralelos, mas também reduzem custos com retrabalhos, permitindo à Diamante Transportes alcançar ganhos de escala expressivos”, finaliza.

logo Diamante

Comunicado

Prezados clientes,

A Diamante informa que não realiza nem trabalha com entregas de lojas virtuais para o consumidor final. Fique atento para tentativas de fraudes utilizando o nosso nome ou domínios de internet semelhantes. Somente utilizamos o domínio diamante.com.br para entrar em contato com nossos clientes. 

10 Indicadores de Desempenho em Logística