Sustentabilidade é pauta mundial. Com o crescimento desenfreado das cidades, o avanço tecnológico e o crescimento populacional exigem políticas sustentáveis não apenas para os governos como também às empresas. Ser sustentável é ter como objetivo a preservação do planeta e dos seus recursos naturais, sem deixar de lado as necessidades humanas atuais.
Um dos fatores ligados às empresas em relação a sustentabilidade é o transporte de cargas. Hoje, se torna inadmissível ter uma produção e gerenciamento de qualidade dentro da empresa e não estar atento a como esse produto chega no consumidor, ou seja, como ele é transportado e quais os cuidados nesse transporte. E esse processo de logística representa muitos impactos ao meio ambiente, como por exemplo o uso dos combustíveis, geração de poluentes e manutenção de frota.
Sabendo desse cenário preocupante e desafiador em relação ao meio ambiente, e, sabendo também das dificuldades em relação a diminuição de poluentes na queima de combustíveis fosseis nos caminhões, a Diamante busca alternativa a curto prazo, de impacto imediato no setor de logística.
“Temos a certeza de que a “eletrificação” da frota é o futuro, veículos movidos com biometano e células de combustível a partir do hidrogênio também estão sendo desenvolvidas, mas apesar disso, sabemos que o caminho a ser percorrido ainda é longo para que esses tipos de veículo passem a representar a maior parte da frota em nosso país, ou ainda no mundo”, alerta Caio Cantu, diretor executivo da Diamante.
A Diamante vem adotando práticas sustentáveis no transporte de cargas há algum tempo. “Nossos veículos passam por inspeções periódicas de emissão de fumaça que atestam o cumprimento dos padrões internacionais de emissão de gases. Além disso, fazemos os laudos de descarte dos pneus sucateados junto às empresas homologadas para promover sua destinação correta, assim como com os lubrificantes”, salienta Caio.
“Nossa preocupação sempre foi em trazer para empresa soluções que minimizassem emissões de poluentes”, pontua Caio. “Nossos caminhões já possuem tecnologia de ponta, que visam a redução da emissão de gases poluentes, e nesse ano, que completamos 50 anos de atuação, decidimos dar um passo significativo na nossa história, contribuindo para um mundo mais sustentável. Com isso, colocamos em prática nosso projeto que foi batizado como “Carbono Zero”, explica.
Com o projeto Carbono Zero da Diamante, a empresa contribui para que as emissões de poluentes da operação sejam neutralizadas por meio de investimentos constantes em projetos socioambientais e que geram crédito de carbono. “Com nosso projeto Carbono Zero, atingimos a neutralidade operacional dos gases emitidos, já são 2 anos com emissões neutralizadas, e com a renovação constante da Frota, trabalhamos com veículos sempre atualizados com o que há de melhor em termos de tecnologia e eficiência, e por consequência, menor emissão de poluentes, hoje a título de informação, nossa Frota possui idade média de 1,2 anos”, afirma Caio.
Segundo o diretor executivo, outro passo importante é a gestão da Frota com base na Telemetria, tal sistema conectado diretamente ao motor do caminhão nos permite avaliar o perfil de condução de nossos motoristas, avaliando se eles estão utilizando a rotação e aceleração da forma correta, garantindo assim que o veículo trafegue na melhor faixa de desempenho, e por consequência reduzindo seu consumo de combustível, e sua emissão de gases.
“Nossa premissa é nos adaptar ao presente, contribuindo com a sociedade atual e com ações sustentáveis, pois o futuro tem muitas possibilidades e o que fizermos hoje, terá reflexo direto no futuro do planeta”, finaliza Caio.